As possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para que uma criança, que está no processo inicial da construção do conceito do número, é fazer um trabalho de mediação entre ele e a criança. Segundo Piaget, nos anos iniciais a criança estará no processo operacional, entre a idade de 2 anos a 5 anos.Nesta fase a criança ira gravar a imagem das coisas com nome (simbolismo linguagem),é a fase que devemos apresentar os números a criança,ela começará a interiorizar e a compreender os números.Para que a criança aprenda os números,no processo inicial,o professor tem que ser claro e objetivo ,trabalhar por etapas,passo a passo,para que a criança adquira o processo de compreender essa nova etapa da vida dela .
Cada fase da aprendizagem é importante, devemos prestar a
atenção, se o aluno está apropriando o conteúdo, fazendo um trabalho individual
com cada criança, pois cada uma aprende de acordo com suas possibilidades de
interiorização do conhecimento abordado pelo professor.
O papel do professor é muito importante, pois exige,
paciência, dedicação ao trabalho que está sendo elaborado, tem que haver
comprometimento neste processo de construção do conceito do número nos anos
iniciais da criança, porque é nesta fase que ela começa se apropriar do
conhecimento.
Desta forma, o processo de intervenção se faz muito
necessário, mas intervir é estar sempre junto do aluno, tentando entender suas
dificuldades e limitações compreendendo suas singularidades, isto se faz não só
no conhecimento dos números,mas em todo o processo de ensino aprendizagem da
criança durante seu período de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário