Embora alunos deficientes visuais tenham
beneficiado de calculadoras falantes, o uso do ábaco é ainda ensinado a estes
alunos em idades mais novas, tanto em escolas públicas como em escolas privadas
de ensino especial. O ábaco ensina competências matemáticas que nunca poderão
ser substituídas por uma calculadora falante e é uma ferramenta de ensino
importante para estudantes deficientes visuais. Os estudantes deficientes
visuais também completam trabalhos de matemática utilizando um escritor de
Braille e de código Nemeth (uma espécie de código Braille para a matemática),
mas as multplicações largas e as divisões podem ser longas e difíceis. O ábaco
dá a estudantes deficientes visuais e visualmente limitados uma ferramenta para
resolver problemas matemáticos que iguala a velocidade dos seus colegas sem
problemas visuais utilizando papel e lápis. Muitas pessoas acham esta uma
máquina útil durante a sua vida.
25 de mar. de 2013
Usos pelos deficientes visuais
Um ábaco adaptado, inventado por Helen
Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais.
Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não
moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores
as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções
matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz
cúbica.
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